Lista 6

1) Alberto gostaria de montar um poste movido a energia solar para fins de iluminação da rua onde morra. Para isto gostaria de aproveitar a placa que você montou. Ele pensou em várias situações que poderiam ocorrer na prática e pediu para você calcular que lâmpada e bateria seriam necessárias para manter a lâmpada acesa por 10h toda noite nas seguintes condições

a) Todo dia faz sol, não há nuvens, qual a potência da lâmpada e tamanho da bateria (para aumentar a vida útil da bateria não queremos descarregar ela mais que 30%) nesta condição?

b) Pode acontecer que em 1 ou 2 semanas durante o ano, o tempo fique nublado com chuva por até 5 dias seguidos, você não gostaria de interromper o funcionamento da lâmpada nestes dias, nestas condições exepcionais é permitido descarregar a bateria 80%. Qual o tamanho da bateria e potência da lâmpada para que o sistema funcione?

b) Você quer utilizar a energia armazenada na bateria para utilizar uma furadeira que consome 500W, quanto tempo esta furadeira funcionaria até utilizar por completo a energia gerada no dia pela placa?