Desafio 03 - extra

Faça o seguinte experimento:

Pegue uma garrafa PET de 2L vazia e enche ela com areia, feijão ou arroz e calcule:

a) fluxo de massa (quantas gramas por minuto entraram na garrafa)

b) densidade aparente e real da areia, feijão ou arroz (g/cm3 e kg/m3) - a densidade aparente é a que normalmente é medida por você, e a real é do grão em si, sem considerar o espaço de ar entre os grãos. (Curiosidade: Ainda existem outras densidades, pois o grão quando recém colhido pode ter até 20% de umidade, que depois é seco e no fim tem menos de 10% de umidade).

c) estime a quantidade de grãos de areia, feijão ou arroz que estão na garrafa.

Sugestão, tente utilizar 2-3 tipos distintos de funis para ver qual consegue encher a garrafa mais rapidamente e discuta o porquê disto.

Problemas baseados no aprendizado anterior:

1) Uma carreta graneleira com dimensões de 5m de comprimento por 2,3m de largura e 1,3m de altura pode transportar até 10 toneladas de grãos. Qual seria a altura máxima que você poderia preencher a mesma com feijão sem exceder o limite de peso?

2) A Massey Ferguson lançou uma nova colheitadeira (MF 9895) que consegue descarregar grãos a uma taxa de 150L/s. Como a capacidade de armazenagem é de 12.334L. Quanto tempo um caminhão ou trator com a carreta graneleira levaria para esvaziar por completo o tanque de grãos da nova colheitadeira? (leve em conta que esta colheitadeira colhe 30 toneladas de milho por hora).

Obs: Dê a resposta com algarismo significativo.