Exemplo ou substituto?

Há algum tempo, no final de uma pregação do evangelho em Germantown, nos Estados Unidos, um dos ouvintes dirigiu-se ao Dr. D. M. Stearns, dizendo:

— Não gosto de sua mensagem. Não dou importância nenhuma à Cruz. Acho que, em vez de anunciar a morte de Cristo na cruz, seria bem melhor proclamar Jesus, como Mestre e Exemplo.

— Se lhe falasse de Cristo como o Exemplo, você estaria pronto a segui-Lo? — perguntou o Dr. Stearns.

— Sim, estaria pronto — respondeu o outro — seguiria Seus passos.

— Vamos tomar, então, o primeiro passo — disse o Dr. Stearns. — "O qual não cometeu pecado" (1 Pedro 2.22). O amigo pode dar este passo?

— Isso não — respondeu o outro com evidente confusão — pois eu peco, e confesso a minha falta.

— Neste caso — disse o Dr. Stearns, — sua primeira necessidade quanto a Cristo, não é como Exemplo, mas sim como Salvador.

E todos têm idêntica necessidade. "Porque TODOS pecaram e destituídos estão da glória de Deus; sendo justificados GRATUITAMENTE pela Sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus, ao qual Deus propôs para propiciação PELA FÉ no Seu sangue, para demonstrar a Sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus; para demonstração da Sua JUSTIÇA neste tempo presente, para que Ele seja justo e JUSTIFICADOR daquele que tem fé em Jesus" (Romanos 3.23-26).