13 - 27 e 28 de outubro

Entender conceitos como:

1) O que é energia

2) Formas de energia

3) Transformações de energia

Exercícios

1) Qual parcela da energia solar chega a terra ? Desta, qual parcela seria necessária para que 7 bilhões de pessoas pudessem viver tranqüilamente sem nenhuma outra fonte de energia ?

2) Supondo que a origem do petróleo, gás natural e carvão seja biótica, quantos litros de petróleo a floresta amazônica brasileira geraria se fosse soterada súbitamente ?

3) O mundo consome em média 3 milhas cúbicas de combustíveis fósseis por ano. Qual a área necessária para capturar a energia equivalente produzida pelo sol ? Suponha que você quer converter a energia solar em elétrica e os melhors painéis fotovoltaicos tenham uma eficiência de conversão de 20% e que numa fazenda de painéis solares você queira cobrir somente 15% da área com os painéis para que animais possam pastar entre os painéis. Qual seria o tamanho desta fazenda para suprir toda energia do planeta ?

3) Suponha que você é o presidente do mundo e queiras substituir os combustíveis fósseis por outras formas de gerar energia. Responda quantas unidades de geração de energia e qual a área ocupada por elas seria necessário para isto.

a) hidrelétricas

b) geradores eólicos

c) usinas nucleares

d) geradores fotovoltaicos

e) etanol

f) energia das marés

g) outras do seu gosto

4) Qual o consumo de energia necessário para plantar 1 hectare de milho e cana ? E qual a energia que se extrai na colheita do mesmo hectare ? Faça um balanço energético mostrando todas fontes de energia envolvidas no processo.

5) Faça uma relação de atividades físicas e calcule a quantidade de energia dissapada para cada uma (correr, pular, abaixar e levantar os braços, etc...)

O que devem saber depois desta aula:

Fazer conversão entre unidades de energia (J, BTU, calorias, Wh)

http://unit-converter.org/pt/Energia/btu.html

Ter noções de quantidades, ordens de grandeza de energia consumida e transformada em diversos processos.