Desafio 02 - Extra 3

Leia atentamente antes de resolver o desafio, preste atenção nas pegadinhas. Expresse os resultados com algarismos significativos e notação científica.

Na fazenda Decisão, localizada na Rod. BA 463, Km 21 à esquerda mais 44km na zona rural de São Desidério (Bahia), mora o Getúlio, o administrador. Você teve o privilégio de fazer estágio numa fazenda que é a recordista em produção de trigo no Brasil. Getúlio sempre gostava de fazer uns testes com os alunos para ver se aprenderam o básico e também para decidir se o estagiário ficaria numa posição de mais ou menos responsabilidade, se seria peão ou consultor de AP.

Logo que você chegou na fazenda, Getúlio lhe pediu para estimar a ordem de grandeza do número de grãos de trigo colhidos em cada safra dos 10 pivôs de irrigação onde era plantado trigo na fazenda (a mesma tinha mais de 50). Getúlio ainda disse que eles plantavam a variedade BRS 254 nestes pivôs.

A única ferramenta que você tinha em mãos era uma motocicleta com um velocímetro. Aí você pensou… se eu der uma volta num pivô irrigado a 36km/h e medir o tempo, saberei o perímetro do pivô e com isto consigo calcular a área do mesmo. Assim você pegou a moto e marcou o tempo de partida (7:08:45) e de chegada (7:15:15).

Desesperado você também tentou descobrir mais informações sobre a variedade de trigo plantada na fazenda e encontrou o seguinte artigo na internet.

A Embrapa Cerrados (Planaltina-DF) em parceria com a Embrapa Trigo (Passo Fundo-RS), lança, em Dia de Campo, próximo dia 14 na Fazenda Módulo E, no PADF (Plano de Assentamento Dirigido do Distrito Federal), as novas cultivares de trigo irrigado BRS 254 e BRS 264. As variedades foram desenvolvidas pelo Programa de Melhoramento Genético de Trigo da Embrapa para o sistema de produção irrigado. São indicadas para a região do Cerrado do Brasil Central, que compreende os estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Bahia e Distrito Federal.

A produtividade da BRS 254, em experimentos, chega a 6.500 quilos por hectare. Nas áreas experimentais, a BRS 264 alcança produtividade de 8.100 quilos por hectare. Nos experimentos, a produtividade da BRS 264 é em torno de 15% superior as variedades mais plantadas, a Embrapa 22 e Embrapa 42, enquanto a BRS 254 é 9% mais produtiva que essas variedades mais plantadas.

Em lavoura a BRS 264 tem potencial para alcançar uma produtividade de 7.000 quilos por hectare com a utilização de redutor de crescimento e com doses de nitrogênio até 130 kg/ha (base+cobertura). Com a mesma tecnologia a BRS 254 tem potencial para chegar a uma produtividade de 6000 quilos por hectare.

Não satisfeito com a informação acima, pois querias saber quanto pesa um grão de trigo, encontraste um artigo escrito pelo Antonio Ormond que continha a tabela 1.

Quando o Getúlio ouviu sua resposta ele perguntou qual o raciocínio que você utilizou para chegar a esta conclusão. Como você impressionou ele, mostrando um raciocínio coerente e lógico ele fez mais algumas perguntas para você nos próximos dias:

  1. Quantos mL de gasolina você gastou para me dar a resposta?
  2. Se a velocidade do pivô na ponta externa é de 1km/h, quantas voltas ele dá por dia?
  3. Supondo que a cada metro tem um gotejador no pivo, quantos gotejadores tem por pivô?
  4. Supondo que a quantidade de água que sai de cada gotejador é constante (vazão de 100L/hora), quantos L de água caem por m2 a 10 metros do centro do pivô e nos últimos 10m do braço do pivô?