Por quê temos anseios?

Você já se perguntou donde vêm os profundos anseios do nosso coração e por que eles existem ? Os anseios por uma vida preenchida, com sentido, por uma vida que realmente é vida ? Por que tantas pessoas têm o desejo: "Que bom seria poder começar tudo de novo!" ?


No fundo, as muitas religiões e ideologias não são um clamor dos anseios ? Todas as pessoas - e certamente também você - não estão em busca de algo mais, em busca do verdadeiro sentido da vida ?


Por que os anseios ? O psicoterapeuta e psiquiatra Viktor E. Frankl, criador da logoterapia (terapia da palavra), disse certa vez: "Sede é a prova mais segura da existência da água. Como o homem poderia sentir sede, se não existisse água? E como ele poderia buscar o sentido da vida, se esse sentido realmente não existisse?" Onde se encontra, entretanto, esse sentido?


É fato que os homens não conseguem satisfazer seus anseios com as coisas desse mundo. Quer sejam religiões, filosofias ou ideologias, quer seja a inclinação para o misticismo, a música ou outra arte, nada satisfaz plenamente.


Tudo isso é expressão dos nossos anseios. É como se o homem corresse o tempo todo atrás da vida, sempre temendo perder a "grande felicidade". Até Buda teria dito no final da sua vida: "Continuo a procura da verdade."


Naturalmente, o homem pode estar contente. Ele pode rir e se alegrar com muitas coisas ou se lançar em aventuras. Mas, isso satisfaz seus anseios mais profundos? Os muitos objetivos e alvos que temos não são, na verdade, uma tentativa de eliminar, de alguma maneira, o vazio interior? Entretanto, nas horas de solidão e silêncio, voltamos a lembrar: "Não tenho aquilo que realmente procuro!"


Um livro diz o que Marilyn Monroe escreveu em um bilhete pouco antes da sua morte: "Eu ansiava por amor sem limites." Ela tinha gozado a vida, foi casada quatro vezes, mas não ganhou amor - pois só foi explorada!


A Bíblia nos dá a resposta à pergunta sobre o sentido dos anseios e da verdadeira busca. O rei Davi diz no Salmo 63.1: "Ó Deus, tu és meu Deus forte, eu te busco ansiosamente; a minha alma tem sede de ti; meu corpo te almeja, numa terra árida, exausta, sem água."


Os anseios são o grito do nosso coração pelo Deus vivo, que realmente existe. Ele realmente pode nos dar uma vida com pleno sentido aqui na terra e, depois, a vida eterna que certamente todos desejamos. Quem não conhece esse Deus vivo ou não quer saber nada dEle, continuará tendo um vazio na alma. Tal pessoa continuará procurando sempre, mas nada neste mundo, nenhum objetivo alcançado poderá satisfazer os seus anseios.


Ralph Barton foi um dos mais conhecidos desenhistas de quadrinhos dos EUA - e mesmo assim se suicidou. Mas antes ele ainda colocou a seguinte nota sobre seu travesseiro: "Eu tive poucas dificuldades, muitos amigos, grande sucesso, muitas mulheres, uma casa depois da outra, viagens a todas as partes do mundo. Agora estou cheio de tudo. Estou cansado de procurar continuamente alguma novidade para preencher as 24 horas do dia."


A respeito, a Bíblia diz em Jó 8.11-15: "Pode o papiro crescer sem o lodo? Ou viça o junco sem água? Estando ainda na sua verdura, e ainda não colhidos, todavia antes de qualquer outra erva se secam. São assim as veredas de todos quantos se esquecem de Deus; e a esperança do ímpio perecerá. A sua firmeza será frustrada, e a sua confiança é teia de aranha. Encostar-se-á à sua casa, e ela não se manterá, agarrar-se-á a ela, e ela não ficará de pé. " Somente com Deus e através dEle podemos viver realmente. Sem Ele nossa vida - apesar de alcançarmos muitos objetivos humanos - continua vazia, e nosso espírito e nossa alma definham.


Os anseios são a prova de que existe uma vida em Deus. Ela está disponível e Deus gostaria de dá-la a você. Não se trata de um programa religioso, piedoso, ou de qualquer cerimônia, mas de um encontro genuíno com o Deus vivo.


Agostinho orou uma vez: "Ó Deus, Tu nos criaste para Ti mesmo, e nossos corações ficam inquietos em nós até encontrarem descanso em Ti." E o conhecido matemático e filósofo francês Pascal, que era crente, disse:

"No coração de todo homem existe um vácuo criado por Deus, que não pode ser preenchido por nenhuma coisa criada, mas somente pelo próprio Deus, o Criador, na forma em que se revelou em Jesus Cristo." E o próprio Jesus diz: "Estas cousas vos tenho dito para que tenhais paz em mim..."(João 16.33).


O que nós precisamos é a paz nEle, "Sua paz"! Encontramos em Jesus Cristo tudo que pode satisfazer nossos mais fervorosos desejos e nossas mais profundas necessidades de verdadeira vida. Jesus Cristo é a resposta à pergunta sobre o sentido da vida - uma pergunta que continuará atual enquanto houver seres humanos.


Esse Deus verdadeiro e amoroso também tem anseios - anseios por você. Por isso, Ele lhe diz: "Com amor eterno eu te amei..."(Jeremias 31.3). Sobre Jesus está dito em Mateus 9.36: "Vendo ele as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam aflitas e exaustas como ovelhas que não têm pastor." Ele provou esse amor até a amarga morte. Pois Jesus realmente morreu por todas as pessoas na cruz do Calvário. Lemos em João 3.16: "Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna." Como você também é uma pessoa desse mundo, estas palavras se aplicam a você: todo o que nEle crê será salvo por Deus!


Se você tem medo, está cansado e, talvez, abandonado, ou se seus pecados e a vida até agora desperdiçada o atormentam, ouça como Jesus Cristo é incomparável. Em Miquéias 7:18a está escrito: "Quem, ó Deus, é semelhante a ti, que perdoa a iniqüidade..." Nenhum homem pode lhe oferecer isto: perdão dos pecados e restauração. Jesus diz em Apocalipse 21.5: "Eis que faço novas todas as coisas"! Se você vier a Jesus e Lhe disser que quer crer nEle, Ele lhe dará uma esperança viva, que satisfará seus mais profundos anseios, e você experimentará: "Agora o encontrei !" Então, você poderá repetir na fé e com confiança interior o que lemos em Hebreus 6. 18b-20: "...já corremos para o refúgio, a fim de lançar mão da esperança proposta; a qual temos por âncora da alma, segura e firme, e que penetra além do véu, aonde Jesus, como precursor, entrou por nós..."


Finalmente, os anseios foram satisfeitos. Agora temos uma esperança que não desaparecerá a qualquer momento que penetra além do véu até o Santo dos Santos de Deus, e ali estamos seguros por ela como por uma âncora firme - e lá está Jesus, em quem cremos!


Venha agora mesmo a Jesus, confesse-Lhe seus pecados e seus anseios e diga-Lhe que deseja crer nEle. Ele o ouvirá e satisfará seus anseios, pois disse:

"Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei"(Mateus 11.28).


Norbert Lieth