Desafio 03 - oficial

O desafio 03 é baseado no desafio 02.

O monitor Hersio queria sua ajuda para descobrir o tempo necessário para mapear um pivô central como descrito no desafio 02.

O Getúlio (administrador da fazenda) queria fazer um mapa de ervas daninhas, e disse para o Hersio:

Hérsio, me faça um mapa para eu conseguir enxergar ervas daninhas de pelo menos 10cm de diâmetro. Quanto tempo você vai levar para me passar esta informação?

Assim o Hérsio sabia que tinha que voar a uma certa altura para poder enxergar estas ervas daninhas, pois se voasse muito alto não viria nada e se voasse muito baixo, viria até mais que precisava e levaria muito tempo para mapear toda área.

Com isto foi levantar os parâmetros da câmera do Phantom 3 Advanced (Drone que ele tinha na mão) e descobrir qual a área que ele consegue enxergar e qual o número de pixeis que cada imagem capturada possui).

Primeiramente o Hersio tentou entender o que é o GSD (http://blog.droneng.com.br/planejamento-de-voo/), depois correu atrás dos parâmetros da câmera que seguem:

A distância focal da lente do Phantom 3 Advanced é de 3,61mm (equivalente a lente de 20mm numa camera full frame de 35mm). Ela usa um sensor da Sony, o Exmor de 1/2,3”, com 1,4 mega pixels efetivos (de um total de 12,76 mega pixels). A lente tem um ângulo de visão de 94⁰ e f/2,8 com foco no infinito.

O intervalo ISO é de 100-3200 para vídeo e 100-1600 para foto. A velocidade do shutter vai de 8s até 1/8000s.

O sensor CMOS da câmera tem 6,16mm de comprimento (4000 pixels) por 4,62mm de largura (3000 pixels).

Com estes dados em mãos, Hersio com sua ajuda conseguiram calcular o GSD, mas quando vocês conversarem com os alunos do BigData, vocês descobriram que para enxergar 10cm de erva daninha sobre solo ou palha, o GSD tem que ser pelo menos 4x menor que isto.

Os alunos do BigData também disseram o seguinte:

Turma, para fazer um bom mapa é importante ter uma sobreposição tanto lateral quanto frontal das fotos, senão os softwares que unem as imagens não conseguem encontrar pontos de referência e o mapa fica ruim, o ideal seria sobrepor pelo menos 30% das imagens (tanto front como sidelapping). Também recomendamos vocês a voar durante o dia com o sol a pino para evitar a interferência da sombra e evitar que as imagens fiquem borradas. Tentem evitar também voar quanto tem muito vento, pois isto dificulta o vôo e voem a 20km/h.

Agora mãos a obra que o Getúlio quer uma resposta!