Habitude 1 - O iceberg

O iceberg representa sua liderança. Os 10% acima da água são suas habilidades. Os 90% abaixo da água representam seu caráter. O que está debaixo da água é o que afunda o navio.

O iceberg é uma ilustração interessante do primeiro princípio de liderança. Há mais ai do que os olhos enxergam. A maior parte do iceberg está debaixo da superfície da água. Você provavelmente deve ter ouvido falar a incrível história do Titanic. Este navio gigante e quase indestrutível recebeu 5 sinais de alerta naquela noite fatídica de 14 de Abril de 1912, pouco antes de afundar. Quando a sexta mensagem chegou ao navio nas primeiras horas do dia da manhã seguinte: "Observe os icebergs", o operador mandou uma mensagem de volta: "Cale a boca, estou ocupado". Estas foram as suas últimas palavras quando tudo aconteceu. Exatamente 30 minutos depois, este navio gigante - que mesmo o capitão disse que nem Deus o conseguiria afundar - afundou. Centenas de passageiros e tripulantes se afogaram.

O que foi o problema? Eles se esqueceram da verdade sobre icebergs. O que eles viram sobre a água não podeira ter afundado este grande navio. Infelizmente eles esqueceram que a maior parte do iceberg está abaixo do nível da água. Eles subestimaram o poder do iceberg e sobre-estimaram sua própria força. Que descrição precisa de tantos líderes da atualidade.

O iceberg é uma excelente figura de liderança, porque muita de nossa influência vem de qualidades que não podemos ver exteriormente. São coisas abaixo da superfície. Eu creio que 90% de nossa liderança é constituída pelo nosso caráter. E nosso caráter é a soma de 4 áreas:

  • Auto-disciplina (A habilidade de fazer o que é certo, mesmo quando você não sente ou tem vontade para isto)
  • Valores (Princípios pelos que você vive e que te permitem ter um padrão moral)
  • Senso de identidade (Uma visão realista de você mesmo, baseado em seus talentos e personalidade)
  • Segurança emocional (Capacidade de ser emocionalmente estável e consistente)